Comprar Carne: Aprenda Como Comprar E Fazer Uma Carne Suculenta
Cozinhar Carne Aprenda Como Comprar E Fazer Uma Carne Suculenta
Comprar Carne: Cozinhar Carne Aprenda Como Comprar E Fazer Uma Carne Suculenta. Segundo pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 81% dos brasileiros têm carne no cardápio.
Seja no almoço do dia a dia ou na preparação para o famoso churrasco de domingo, a verdade é que não abdicamos desta importante e saborosa refeição.
Para esse segmento da população, o maior desafio é escolher qual carne comprar. Afinal, é difícil julgar se a carne exposta no açougue é boa ou não, apenas olhando para o açougue.
Por isso, reunimos varias dicas para você não errar na hora de comprar uma carne. Confira abaixo para saber como evitar o desperdício de dinheiro e, pior, carne de qualidade questionável.
✅1- Preste Atenção Á Cor, Cheiro E Textura
A aparência quando comprar carne mostra sua qualidade e indica se ela está estragada. Antes de compra-la, reserve um tempo para observar características como cor, cheiro e textura.
Uma cor acinzentada, cheiro desagradável, textura pegajosa ou manchas pretas são sinais claros de que a carne é imprópria para consumo.
Além disso, se você espremer (apertar com os dedos) a carne, ela não volta ao normal, ou se a gordura não ficar amarela, significa que não está fresca.
Comprar Carne: Cozinhar Carne
👉A- Vamos verificar a data de validade
Quando comprar carne verifica a data de validade é um importante indicador da qualidade da carne.
Portanto, não deixe de conferir o rótulo da embalagem plástica ou da bandeja de isopor, e se o rótulo estiver desatualizado ou não apresentar essa informação, não importa o preço, não compre.
Você também deve verificar se a embalagem não foi adulterada e se os pedaços de carne visíveis não escondem cortes suspeitos ou pedaços de gordura.
Lembre-se: no momento de comprar carne mesmo que a embalagem diga que a carne está dentro do prazo de validade, Use e abuse dos seus sentidos (conhecimentos) para decidir se vale a pena comprar.
Comprar Carne: Cozinhar Carne Aprenda Como Comprar E Fazer Uma Carne Suculenta 👉B- Observe a temperatura de armazenamento
A carne bovina deve ser armazenada abaixo de temperaturas já identificado na embalagem de cada fabricante, justamente para manter suas características originais e mantê-la fresca.
Isso significa que você deve observar a temperatura de armazenamento da peça e nunca armazená-la em um ambiente em que a temperatura não corresponde a especificação informada pelo fabricante.
👉C- Não compre carne gordurosa
Se você for comprar carne, e notar que a carne tem sebo e está esbranquiçada, certifique-se de que a mesma não é tão macia quanto a carne gordurosa.
Por isso, peça ao açougueiro para remover todo o sebo da carne, assim como ossos, cartilagens, hematomas e coágulos sanguíneos.
Comprar Carne: Cozinhar Carne 👉D- Fique atento à higiene do local
Por fim, se você está se perguntando como não errar na hora de comprar carne, essa dica é inestimável: Preste bastante atenção na higiene e limpeza do açougue.
Uma maneira é prestar atenção se os funcionários que lidam diretamente com as carnes fazem o uso de luvas e gorros e aventais.
Afinal, um espaço limpo e higiênico é o primeiro passo para garantir a venda de carnes frescas, saborosas e de alta qualidade.
Fique atento também a gotas de água dentro da geladeira, o que pode indicar que o aparelho (freezers) foi desligado durante a noite e a carne não foi armazenada adequadamente.
✅2- Como Cozinhar Carne, Aprenda Variedades E Tipos
Mais do que um simples ato de cozinhar carne, a preparação da carne está se tornando cada vez mais uma verdadeira arte que exige muita habilidade e experiência para ser executada com perfeição.
Dos churrasqueiros de fim de semana aos chefs de cozinhas, saber definir a forma como essa peça é apresentada a quem vai comer é algo extremamente importante.
Comprar Carne: Cozinhar Carne Aprenda Como Comprar E Fazer Uma Carne Suculenta
Como as pessoas têm gostos diferentes para cozinhar carne, existem diferentes maneiras de servir e prepara las.
Por isso, separamos para você as diferenças entre os cortes de carne e como identificá-los, para que você não erre na hora de preparar, e mostrar que está por dentro do assunto quando se tratar de preparar um saboroso bife.
👉A- Carne selada
Comprar Carne: Cozinhar Carne
Também chamado de "Ponto Bleu-conhecida como selada", ou "Extra Raro" em alguns lugares e até muito raro, este é o primeiro ponto a considerar para comer um bom bife.
Sua principal característica é que a carne é assada por fora, e por dentro permanece quase em seu estado original, apenas aquecida.
Para isso, a peça deve ser assada em fogo alto até dourar dos dois lados. É o perfeito ponto para os amantes desse tipo de carne, que não querem perder a textura e nem o sabor suculento desta carne.
👉B- Carne no ponto (Mal passada)
Comprar Carne: Cozinhar Carne
Considerado uma das carnes “favorita” entre churrasqueiros, chefs e apreciadores de carnes. O famoso ponto da carne (mal passado) é o que fica um pouco além do modo selados.
Nesse caso, a carne ainda mantém sua textura e cor originais no meio, mas parte do suco já está esgotado e começa a ficar preto nas bordas e fibras, próximos a parte externa da carne.
O tempo de cozimento varia de acordo com o tamanho da carne, mas a média fica entre 2 a 4 minutos, são procedimentos importantes para cozinhar carne.
👉C- Carne no ponto (Médio)
Comprar Carne: Cozinhar Carne Aprenda Como Comprar E Fazer Uma Carne Suculenta
É um intermediário entre a carne que é considerada mal passada e ao ponto. Para distinguir este tipo, é necessário notar que apenas no meio da carne fica vermelhada.
E todas as outras fibras internas e externas devem ser processada na cor mais escurecida. Nesse ponto ainda dá para sentir a suculência da carne, mas também agrada quem não gosta de muita umidade dentro do bife.
👉D- Carne no ponto (Ao ponto)
Comprar Carne: Cozinhar Carne
Simplesmente a forma tradicional de fazer e cozinhar carne. A carne tipo ao ponto é aquela que simplesmente ainda ,não precisa assar todas as suas fibras, mas não possui ainda pedaços muito avermelhados/suculentos aparente.
O aspecto fica mais opaco, porém levemente no aspecto (cor) rosado, o que indica que ainda não está completamente passado (assar). É mais comum em restaurantes que preferem carne de baixa qualidade.
👉E- Carne no ponto (Bem passada)
Comprar Carne: Cozinhar Carne Aprenda Como Comprar E Fazer Uma Carne Suculenta
Como vimos vários ponto da carne, este modo de fazer é o elo entre as duas diferentes etapas de preparação.
Neste caso, está entre o que é considerado ao modo ponto e o bem feito (bem passado).
Logo, já observamos que muito do suco da carne já saiu, e ela começa a mostrar grande resiliência (rigidez) e resistência a cortes (facas) e dentes. Aquela cor rosada que tinha antes neste não se encontra mais presente.
É a fase final comestível da carne, o bem passada, valoriza muito a fibra da carne que ficara palpável devido à falta de líquido que já se esgotou. As bordas ficam quase completamente marrons e o interior é escuro e seco. Finalmente esta pronta para servir.
Se você gostou dessas dicas comprar carne e cozinhar carne, continua acessando cozinha gourmet, estamos sempre buscando informações importantes para auxiliar no seu dia dia e você preparar pratos deliciosos para sua família.
👉Caso tenha mais alguma dica interessante para compartilhar conosco escreva nos comentários!
✅Dicas culinárias👇
Obrigado chef Luizinho
0 Comentários
Agradecemos imensamente pelo seu feedback. Ele nos ajuda a melhorar e a entregar sempre o melhor conteúdo. Obrigado Chef Luizinho